ChatGPT - o que é, vantagens e desvantagens
Muito se tem falado sobre o ChatGPT, há pessoas que já o utilizam numa base diária e outros ainda nem experimentaram, tendo algumas dúvidas do que é e até mesmo os benefícios ou perigos que possa representar.
O que é o ChatGPT?
De uma forma breve e resumida, o ChatGPT é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para responder a perguntas sobre os mais diversos temas, ou seja, é simulada uma conversa onde o sistema é capaz de interpretar o que queremos e responder-nos de forma adequada.
Esta é uma forma muito simples de descrever o que é o ChatGPT, mas o que isso pode representar? Quais os benefícios? E os riscos? Existem perigos associados?
Entendo que seja um tema sensível porque as opiniões dividem-se.
O que me motivou a escrever esta publicação é o facto de, no meu local de trabalho se ouvir, cada vez mais, falar deste assunto. Existem pessoas que são totalmente a favor do uso desta ferramentas, outras são contra e outras acreditam que pode ser útil na medida em que é utilizada com cuidado.
O facto de fazermos uma questão e termos uma resposta imediata dá-nos uma sensação de que não perdemos tempo a procurar, a interpretar as várias informações e a perceber o que faz e o que não faz sentido. Como é o caso de uma simples pesquisa no Google, por vezes temos de abrir várias páginas, ler um pouco e entender se é realmente aquilo que precisamos ou não. No ChatGPT isso não acontece, simplesmente é-nos dada a resposta ao que queremos num prazo de segundos. Benefício: rapidez na resposta. Perigo: falta de interpretação.
Ou seja, pode ajudar e prejudicar ao mesmo tempo, toda aquela parte de leitura e interpretação fica para trás, a pessoa simplesmente obtém a resposta e tem isso como um dado assumido, não precisa fazer mais nada.
Mas isto aplicado a conteúdos mais simples, como por exemplo, questionar como fazer um cálculo ou pedir uma receita. Mas... e os alunos? O aluno consegue colocar o seu exercício no ChatGPT e receber uma resposta super completa. E no trabalho? Existem certas profissões que podem usar o ChatGPT para realizar as suas tarefas.
Com isso, o conhecimento tanto do aluno como do trabalhador não aumenta, porque a pessoa não se vai dar ao trabalho de compreender a resposta, simplesmente copia, cola, está feito. Até pode haver pessoas que tentam interpretar a resposta, mas acredito que seja uma minoria.
E a veracidade dos dados? Todas as respostas são corretas? São válidas?
Isto é uma análise sem fim aos prós e contras...
Qual é a vossa opinião?
Imagem de Franz Bachinger por Pixabay