Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Há tanto por dizer...

Desde quando a previsão meteorológica é exata?

windy-5940755_1280.png

Houve alertas, notícias, publicações e tudo mais. Muito se falou que iria haver uma tempestade chamada de Aitor e que iria afetar o norte e centro de Portugal. Em alguns locais choveu mais, noutros menos. Em alguns locais houve mais vento, noutros menos. Isto é tudo baseado em modelos que são analisados e daí nasce uma previsão. Sim, previsão. "Previsão meteorológica" é o nome dado. Ora, vejamos o sentido disso. Uma previsão pode não ser algo exato, tanto pode acontecer como pode não acontecer... Até pode acontecer e ser pior do que se esperava... As previsões meteorológicas não são 100% certas, o que é normal. Ainda assim, nada impede que no concelho onde vivemos não acontece nada, e no concelho vizinho acontece tudo. Sim, isso é possível. A previsão iria indicar que num determinado concelho o tempo iria estar melhor no que no vizinho? Até pode acontecer, mas lá está, não é exato. Quanto à chuva, as nuvens não têm horário, nem dia e muito menos local. Na mesma cidade pode chover imenso de um lado e do outro não. Onde está a exatidão disso? Não está, logicamente.

Atenção que isto não é uma crítica às previsões, é apenas a constatação de um facto. Não dá para ser 100% certo, é, a meu ver, impossível. Isto é um desabafo apenas de uma pessoa que tem alguma curiosidade por este tema, mas o entendimento não é muito, o suficiente para não pensar idiotices... idiotices essas que me levaram a escrever isto. 

O motivo desta minha publicação tem a ver com uma certa revolta. Não é que inúmeras pessoas acusam quem andou a alertar para esta tempestade de que não entendem nada do assunto, que se previu algo que iria prejudicar muita gente mas que afinal "não veio nada"? Sim, eu li isso "não chegou nada, não veio nada do que disseram... tanto alarme para quê?". Ora, aqui está um belo exemplo. Então sendo a previsão, uma mera previsão, e sendo a meteorologia algo incerto, com que base se pode fazer uma afirmação dessas? Houve estragos sim, houve árvores partidas que provocaram prejuízos, houve inundações sim, pessoas que ficaram com uns bons centímetros de água em casa. Provavelmente naquelas cidades ou localidades das pessoas que fazem essas afirmações não aconteceu nada de alarmante, mas isso não quer dizer que não aconteceu nada noutros locais.

Queriam o quê? Uma previsão e alertas por cidade? Ou melhor, por vilas ou freguesias? Já agora por ruas... É de uma tamanha idiotice afirmar tal coisa que é impossível não se ficar revoltado com isso. Se não avisam nada é porque não avisam, se avisam e não vem, é porque avisaram e não veio nada. Nunca nada está bem. Desde quando a meteorologia é "preto ou branco"? É um dos assuntos em que mais "cinza" há.

Enfim... 

Imagem de cromaconceptovisual por Pixabay

3 comentários

Comentar post