Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sobre tudo e sobre nada.

José Condessa

jose-condessa.jpg

O papel brilhante que o José Condessa desempenhou na série Rabo de Peixe, é para mim, indiscutível. Mas por incrível que pareça, esta publicação não é sobre essa série e sim sobre algo que aconteceu antes disso.

Já partilhei por aqui que adoro novelas brasileiras e, no ano de 2020, existiu uma novela chamada "Salve-se quem puder". Um dos personagens era Juan, um rapaz mexicano que era namorado de Luna (Juliana Paiva). José Condessa interpretou Juan e devo dizer que na minha opinião foi 5*. Estamos portanto a falar de um ator português que interpretou um papel de um mexicano numa novela brasileira. Pode parecer confuso mas até é bastante simples... e só se tornou simples devido ao talento do José.

A dada altura as gravações foram interrompidas devido à pandemia. Até aqui algo super natural já que não era possível continuar com as gravações. Lembro-me perfeitamente de ler algo onde dizia que o personagem Juan não iria voltar pois o ator que o interpretava, José Condessa, tinha outro compromisso. Achei algo super natural. A novela tinha sido interrompida e certamente o José já teria outros compromissos. Na minha lógica, um ator sabe que a novela irá ser gravada entre o mês A e B e que, após isso, estará livre para outros contratos.

Estava agora a ver a entrevista no programa "Conta-me" e ouvi o José a dizer que ficou magoado após ser acusado de ter abandonado as gravações. Oi? Para ele estar a referir isso é porque foi grave... Eu lembro-me que li qualquer coisa que referia que ele não iria finalizar a novela mas era lógico que não, se tinha outros compromissos... Eu não liguei muito ao assunto porque já se sabe que nessas situações o "mau da fita" é sempre o "mais pequeno". O que me incomodou/indignou/frustrou, foi ouvir: 

Eu acho que o que me magoou mais foi sentir-me, de repente, tão pequenino que não tinha voz. É uma situação que não valia a pena explicar, mas que para mim foi horrível, e eu demorei muitos anos a curar e não quer dizer que esteja curado completamente dessa dor.

Nós, anónimos, não temos noção o que essas acusações podem magoar as pessoas. Imagino que seja difícil mas a forma como ele falou dessa mágoa mexeu deveras comigo. Ele apenas tinha um novo contrato que não coincidia com o anterior, certamente não havia nenhuma clausula que indicava que a novela poderia demorar mais tempo do que o previsto e ele teria que estar disponível caso isso acontecesse. 

Há tanta coisa que acontece "aos famosos" que me irrita mas vejo-me ainda mais irritada nesta situação porque me lembro perfeitamente do momento em que eu comentei exatamente este assunto, que se já tinha outro compromisso qual seria o mal disso? A pessoa tem a sua vida organizada, por isso segue a agenda...

Enfim... 

* foto de capa retirada do Instagram de José Condessa.