Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sobre tudo e sobre nada.

Nunca gostei de ver pessoas a comer carne rosa/vermelha, mas ontem...

O título fala por si. Sempre comi carne mas quando ela está naquele que dizem ser o ponto ideal... para mim é horrível. Isso acontece mais com carne de vaca, porém se me derem carne de porco suculenta a minha reação ao comer não é muito diferente. Nunca soube explicar bem o que sinto e muito menos sei explicar a minha reação. Existem algumas coisas que "se metem comigo" e ver pessoas a comer carne que está rosa ou mesmo vermelha é algo que me dá a volta ao estômago. Comer carne assim não consigo, mas sempre consegui ver pessoas a comer, apenas ignorava. Ontem isso não aconteceu.

Estive num jantar onde éramos 6 pessoas. Uma pessoa é vegana, eu sou aquela pessoa que não come carne todos os dias e os restantes quatro comem sempre carne. Resumo dos pratos naquela mesa: um chili vegano, uma omelete com cogumelos e quatro bifes de vaca. Nem liguei porque já comi várias vezes perto de pessoas onde comem esses tais bifes médio ou mal passados. Aquilo que nunca tinha acontecido era estar no meio de uma mesa onde só a pessoa sentada ao meu lado direito não estava com um desses bifes. Fui comendo a minha omelete e era inevitável, eu via os bifes e aquilo começou a fazer-me alguma confusão. O meu estômago começou a ficar apertadinho e o que me apetecia era sair dali. Quando terminei de comer tentei ignorar de todas as formas olhando para a televisão, só que não consegui abstrair-me. Saí de lá super enjoada e apetecia-me mesmo vomitar.

Nunca me tinha acontecido tal coisa. Falei com o rapaz que é vegano para tentar perceber o que ele sente quando está ao lado de pessoas que comem carne, pois eu que vou comendo alguma carne fiquei assim, imagino que para ele seja pior. Tentou explicar-me que nos devemos abstrair dos outros pratos, tentar olhar para outros lugares mas sei lá... após ter visto 4 pessoas a cortar bifes num tom rosa e outros num tom quase vermelho aquilo mexeu mesmo muito comigo.

Não sou vegana e nem vegetariana. Tenho uma alimentação daquelas a que chamam de flexitariana ou semivegetariana... no fundo passo vários dias sem comer carne ou peixe. Quando como carne toda a gente "faz cara feia" porque gosto apenas de porco, frango ou peru. A carne de porco tem que estar muito, mas mesmo muito bem passada. Não pode ficar suculenta, não posso sentir a textura da carne num ponto que não seja seca. Quando se trata de comer frango ou peru, apenas gosto do peito pois a carne é mais seca, voltamos ao mesmo do porco, por ser a carne mais seca é o que gosto mais e o que consigo comer sem sentir que vou vomitar. Existem outros alimentos que não como e faz-me confusão quando comem perto de mim, nomeadamente leitão ou cabrito.

Já me perguntaram se eu gosto de carne. Gosto, no meu ponto ideal, se ele não existir então arrisco-me a dizer que não gosto. Também já me perguntaram se isso não quer dizer que não gosto de carne, pois a carne bem passada já não é a mesma coisa e perde todo o sabor... Talvez seja isso. Desde que tenho lembranças só como carne assim. E mesmo quando era criança não gostava de ver carne rosa ou vermelha.

De todas as pessoas que já conheci e falei sobre esse assunto, apenas o rapaz vegano disse que mesmo quando comia carne não a conseguia comer quando ela estava rosa ou vermelha...

Às vezes dou por mim a pensar nisso. 

Foi mais um desabafo. Acredito que muitas pessoas vão ler esta publicação e não entendem o motivo de eu não gostar de carne médio ou mal passada. Outras talvez sejam vegetarianas/veganas e não entendem sequer as pessoas que comem carne/peixe/derivados.