Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sobre tudo e sobre nada.

Padrões impostos pela sociedade?

padroes-sociedade.jpg

Há dias falaram-me sobre alongamento ósseo e sobre procedimentos para estimular o crescimento de barba. Pelo que entendi existe um procedimento que consiste em alongar os ossos das pernas para que a pessoa fique uns centímetros mais alta (não procurei informação sobre esse tema). Ao mesmo tempo que se falava sobre isso "veio à baila" o tema dos procedimentos para estimular o crescimento de barba nos homens que têm um pelo aqui e outro acolá. No meio dessa conversa, falou-se em diversos procedimentos estéticos, focados mais nos homens pois era esse o tema: uma das pessoas envolvidas iria fazer um procedimento. Confesso que fiquei confusa.

O meu pensamento foi: "Mas porque raio a pessoa quer fazer isso?"... Ingénua como sou pensei que talvez quisessem ser um pouco mais altos devido a serem muitos baixos ou que a ideia fosse ter mais barba para se sentirem melhores. Não, nada disso. A resposta foi: porque um homem baixo não é igualmente aceite na sociedade comparando com um homem alto, assim como um homem sem barba ou com pouca barba não é igualmente aceite perante a sociedade comparando com um homem que tenha uma mega barba. Aqui talvez a palavra "aceite" não esteja totalmente correta, mas referiam-se a que o homem não é visto "com os mesmos olhos". Resumindo: um homem alto e com barba é mais apresentável e impõe mais respeito do que um baixo e sem barba.

É aqueles casos em que eu digo que estamos a ir por um caminho muito estreitinho e comecei a desatinar, como sempre. Porque raio uma pessoa tem que querer mudar o aspeto visual só porque existe um padrão de aceitação/beleza/ou sei lá, imposto por uma sociedade?

A minha opinião vem muito daquilo em que eu acredito. Eu poderia ter menos uns 5 quilos porque ficaria mais bonita? Talvez, mas sinto-me bem assim, iria ficar bonita para quem? Para os outros? Estou bem para mim os outros se não gostarem é um problema deles. Poderia fazer algum procedimento estético para melhorar as minhas maminhas. Mas as minhas maminhas são minhas, iria fazer isso para quê? Por mim ou por causa dos outros? Se fosse para me sentir melhor, faria, mas por causa dos outros? Quero lá saber. Já tive aparelho nos dentes e voltei a colocar para corrigir alguns dentes que, ao longo dos anos, decidiram sair do lugar. Fiz isso pelos outros? Não, fiz por mim, porque gosto dos meus dentes todos no sítio. Se a moda agora fosse ter os dentes todos tortos eu não desistiria de os ter direitos, gosto deles assim e ponto. Portanto, porque raio um homem deve querer ter barba se, talvez, a vontade dele era nem ter nenhuma para não ter que andar "em volta" daquilo constantemente? Porque raio o homem de 1,80m impõe mais seriedade do que um homem de 1,70m?

Se é assim, então arrisco-me a dizer que vivemos uma mentira. Um mundo de corpos perfeitos só porque são vistosos aos olhos dos outros e não porque a pessoa quis por ela mesma.

Este tema já é debatido há anos mas eu nunca parei para pensar muito sobre o assunto porque lá está, sinto-me bem como sou e o que não gosto, modifico porque me incomoda, jamais modificaria algo por causa da opinião das outras pessoas.

Podem parar de impor padrões, por favor? Será pedir muito? Ou, na impossibilidade de pararem com os padrões, podem parar de seguir esses padrões "só porque sim"? 

Façam as coisas por vocês, não pelo que os outros querem ou achem melhor/pior.

Está tudo louco? Por favor, digam-me que não sou a única pessoa a ficar escandalizada com isto.