Pensar antes de falar
Já é habitual trazer aqui temas de algo que vejo ou presencio. Quando alguém está irritado em que se nota claramente que está a tentar fazer algo e não consegue, é normal que alguém tente ajudar e, com isso, questões como "O que se passa? Posso ajudar?" ou "O que não estás a conseguir fazer?" são comuns. A resposta para o problema da pessoa pode estar mais perto do que ela imagina. Em conversa pode surgir a solução, seja porque pensou de outra forma, ou porque a outra pessoa até já passou por uma situação igual/semelhante e sabe o caminho a seguir.
Agora vem a situação que me levou a este texto: pessoa A irritada porque não consegue chegar à solução e a pessoa B questiona o que se passa numa tentativa de ajudar. A resposta que lhe é dada é: "Sei lá o que se passa!" num tom agressivo como quem diz "Não sei, não te metas no assunto, deixa-me em paz". Que tipo de ajuda pode surgir perante uma resposta dessas? Qual é a vontade da pessoa voltar a tentar ajudar quando recebe uma resposta assim?
Analisei os dois lados: a pessoa A está claramente irritada e pretende chegar à solução, ouve outra pessoa questionar o que se passa e se pode ajudar. Pode parecer irritante? Talvez. Mas a pessoa apenas está a tentar ver se ajuda, não dizem que duas cabeças pensam melhor do que uma?
Do outro lado está a pessoa B, que fica sem reação. Será que fez mal em questionar se poderia ajudar? Numa outra situação dessas é melhor deixar a pessoa tentar chegar à solução sem oferecer qualquer tipo de ajuda?
O título desta publicação é "Pensar antes de falar" exatamente por isso. A pessoa que oferece ajuda, é normal que o faça por impulso, mas será que o deve fazer? Na minha opinião deve, mas ainda assim requer pensar antes de falar e analisar a situação. E quanto à pessoa irritada? Não deverá também pensar antes de falar? O nervosismo ataca qualquer pessoa mas que culpa tem quem está a oferecer ajuda para receber uma resposta agressiva?
Eu normalmente explico minimamente o que me está a irritar e não consigo fazer, assim como tento perguntar se consigo ajudar após ver a pessoa algum tempo irritada sem encontrar soluções.
O que vocês fariam se fossem a pessoa irritada e a pessoa que está a oferecer ajuda?