Vinted: artigo chegou e está danificado ou artigo não chega
Nem sempre as compras correm como o esperado e por vezes elas atrasam. Outras vezes, recebemos a encomenda mas quando abrimos ela está partida ou danificada. Existem formas de agir diferentes para cada um dos casos que vou tentar esclarecer nesta publicação.
1. O artigo chegou e está danificado ou partido
Em qualquer compra recebida é muito importante tirar fotografias ou fazer um vídeo. É algo que não nos podemos esquecer de o fazer pois o conteúdo da embalagem pode estar danificada e assim conseguimos ter provas de como recebemos o artigo. Após termos as fotografias da embalagem, da forma como o artigo chegou vamos à aplicação/site e carregamos em "Tenho um problema". Nunca, sob hipótese alguma, carreguem em "Está OK", porque após isso não há forma de reclamar. Quando carregamos em "Tenho um problema" temos que selecionar a categoria do problema e após isso, é-nos pedida uma descrição e as fotografias ou vídeo que comprove que o artigo está danificado. Ontem aconteceu-me exatamente isso. Comprei um presépio, pois estamos perto do Natal e tenho uma pequena coleção, a caixa fica um pouco amarrotada e desconfiei que pudesse estar danificado. Tirei fotografias da embalagem e, para meu espanto, quando abro tinha uma caixa por dentro que não era rígida, o que fez com que todo e qualquer apertão que a caixa levasse fosse "sentido" pelo presépio. Abri a caixa que estava toda amassada e encontrei plástico bolha, que não foi capaz de suportar os apertões, já que todo o pacote não era rígido e nem tinha inscrição no exterior que se tratava de uma encomenda frágil. Quando reportamos à Vinted este tipo de situações penso que só existem duas opções: ou a Vinted verifica que foi um problema no transporte ou a Vinted culpa do vendedor por não ter embalado bem o artigo. Honestamente eu considerei logo que se tratava dessa segunda opção e foi o que aconteceu. Se a Vinted considerasse que tinha sido um problema durante o transporte, penso que o dinheiro é devolvido ao comprador mas o vendedor também recebe o valor. Quando a Vinted considera que a embalagem não é adequada, o valor é devolvido ao comprador mas o vendedor penso que não recebe nada. Aqui não tenho bem a certeza o que acontece ao vendedor, se estiver enganada deixem nos comentários para corrigir esta informação.
2. O artigo não chega
Quando compramos algo é-nos dada uma estimativa de entrega e, por vezes, chega o dia e não recebemos nada. Quando isso acontece a Vinted dá um novo prazo. Por exemplo, fiz uma encomenda onde indicava que iria receber o artigo entre o dia 2 e o dia 4. No dia 4 não a recebi, então a Vinted indicou que se até ao dia 25 não recebesse o artigo iria receber um reembolso. Estes casos são mais aborrecidos para quem comprou algo na Vinted e tinha um dia específico para utilizar ou para oferecer. Costumo dizer que na Vinted não podemos ter pressa em receber os artigos, se queremos oferecer algo para o Natal, o ideal é começar a ver disso o mais cedo possível, ainda em Novembro, para dar tempo a que se acontecer algo, ou ainda chega a tempo ou temos tempo para ver de outro artigo, principalmente se ele vier de outro país, já fiz o envio de um artigo para a Bélgica e demorou mais de 2 semanas a ser entregue e, não estavamos em época de festividades!
Em qualquer um dos casos o comprador não fica sem o dinheiro, por isso é que se paga a taxa de proteção ao comprador. Se tiverem mais dúvidas sobre este tema podem deixar nos comentários ou enviar mensagem para a minha conta na Vinted.
Tenho outras publicações sobre a Vinted com informações e dicas: