Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sobre tudo e sobre nada.

Vinted: como comprar na Vinted?

Capturar.JPG

A Vinted é uma plataforma onde podemos comprar diversos artigos que outras pessoas nunca utilizaram ou já não usam. É preciso ter em atenção sempre o estado ou o preço do artigo. Nesta publicação irei dar algumas dicas para realizarmos uma boa compra.

 

1. Pesquisa

Tudo começa com a pesquisa, podemos utilizar as categorias pré-definidas pela Vinted ou escrever exatamente o que pretendemos na caixa de pesquisa e obter uma lista de artigos. Para facilitar podemos também indicar os tamanhos que vestimos, limitar por preço ou até mesmo pela marca. Quantos mais filtros colocamos mais rapidamente chegamos ao artigo que queremos, a menos que seja uma pesquisa "para ver o que há" e, nesse caso, não devemos colocar tantos filtros para que a lista tenha o máximo de artigos possível.

 

2. Análise do artigo

Encontrei o artigo que quero, e agora? Agora é preciso calma. Qual o estado que o vendedor colocou? Vamos analisar as fotos, corresponde ao estado ou parece mais desgastado? É preciso ter todos os pormenores, analisar as cores porque elas podem ser diferentes entre cada foto devido à luminosidade, verificar o estado do artigo, ver se o preço parece ser justo tendo em consideração o estado dele e ver também os custos de envio. Dependendo do país onde o artigo se encontra os custos podem variar entre 2€ ou cerca de 6€ assumindo a transportadora mais barata, no momento da compra esse preço pode subir dependendo da transportadora escolhida. Existem alguns casos em que o artigo não apresenta custos de envio, o que é ótimo porque assim só pagamos o preço e a proteção ao comprador. Sempre que fazemos uma compra pagamos o valor indicado mais a proteção ao comprador e mais os custos de envio, se eles existirem. Mas qual o motivo de pagar a proteção ao comprador? Essa taxa é obrigatória e garante que a Vinted irá reembolsar o valor se algo acontecer seja no envio ou se o artigo for dado como perdido. Nesses casos o valor pago é devolvido.

 

3. Pesquisar pelo mesmo artigo

Um truque é pesquisar pelo mesmo artigo. Já sei o artigo que quero comprar, coloco nos favoritos e vou à procura de outros artigos iguais, mas como? Muito simples. O artigo que escolhemos pode ter a marca, com isso é realizar uma nova pesquisa onde escolhemos a categoria, a marca e a cor. Às vezes não aparecem outros artigos iguais, mas outras vezes aparecem vários, com isso é analisar o estado e o preço. Podemos sempre encontrar o mesmo artigo à venda por outro vendedor, que esteja num melhor estado e até possa ser mais barato!

 

4. Comunicar com o vendedor

Para termos a certeza que o artigo serve ou que está em boas condições podemos entrar em contacto com o vendedor e solicitar mais fotografias, medidas do comprimento/largura, questionar se foi muito utilizado, entre outros. Isso ajuda a perceber se o artigo é o ideal para nós e evita possíveis enganos. Numa das minhas primeiras compras o artigo chegou com o tamanho errado. Era uma camisola que estava indicado que era do tamanho L, quando chegou era um S, obviamente não me servia e falei com a vendedora que solicitou a devolução. Este é um tema também muito importante que irei abordar numa outra publicação

 

5. Ver outros artigos do mesmo vendedor

Após termos o artigo escolhido é sempre bom verificar o que o vendedor tem pois podemos encontrar outro artigo que nos possa despertar interesse e, com isso, apenas pagamos uma vez os custos de envio. Existem vendedores que têm descontos para conjuntos o que é bastante apelativo, pois compramos mais artigos e ainda temos um bom desconto pagando apenas uma vez os custos de envio. Se escolhermos mais do que um artigo,  a plataforma necessita que o vendedor indique o tamanho da encomenda e, somente após essa confirmação é que conseguimos finalizar a compra.

 

6. Escolher do método de pagamento e envio

Para finalizar a compra temos que indicar o envio e o método de pagamento. O envio pode ser realizado para a nossa casa ou para um ponto de recolha. O envio para o ponto de recolha costuma ser mais barato, é apresentada uma lista e vemos qual o ponto de recolha que é melhor. O método de pagamento é sempre por cartão ou saldo Vinted se já foi realizada alguma venda.

 

Numa outra publicação irei indicar o que acontece se o artigo nunca chegar ou se chegou mas está danificado. Caso tenham alguma dúvida podem deixar nos comentários ou enviar mensagem para mim na Vinted, terei todo o gosto em ajudar no que conseguir!

Tenho outras publicações sobre a Vinted com informações e dicas: