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Vinted: como funcionam as devoluções

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Fiz uma compra na Vinted e o que recebi não corresponde ao que comprei. Fiz uma compra na Vinted e o tamanho não está correto. Fiz uma compra na Vinted e a camisola não me serve.

Estas são algumas afirmações de pessoas que receberam artigos mas ou eles não correspondem ou o artigo não serve. Vou tentar ajudar a perceber como funcionam as devoluções e quem paga por elas.

Por vezes os vendedores enganam-se a indicar o tamanho do artigo e, se ele não estiver visível nas fotografias não sabemos. É sempre bom conversar com o vendedor mas na impossibilidade de isso acontecer, apenas nos apercebemos desse engano quando recebemos o artigo. Isso já me aconteceu e aprendi que o ideal é conversar com o vendedor, pedir mais fotos e até as medidas se tivermos alguma dúvida. Também pode acontecer do vendedor enganar-se e enviar um artigo diferente, curiosamente já me aconteceu também.

Em qualquer um desses casos que descrevi podemos e devemos falar com o vendedor, o erro não foi nosso por isso deve ser feita a devolução do artigo e os custos devem ser suportados pelo vendedor. Já ouvi relatos de pessoas que indicam que o vendedor não quer suportar os custos mesmo quando o erro é dele. Aí sugiro entrar em contacto com a Vinted, pois não faz sentido pagarmos para devolver algo. Se algum dia isso me acontecer entro em contacto com a Vinted e, em última análise, coloco o artigo à venda. Mas quando tudo corre bem, o vendedor assume o erro e paga pelo envio, aqui o processo é exatamente igual ao de uma venda, recebemos a etiqueta, colamos e deixamos num ponto de envio. Assim que o vendedor receba o artigo devolvido, dá o OK e o comprador recebe o dinheiro de volta.

Como o processo é exatamente igual, quando a devolução chega ao ponto de recolha que o comprador selecionou, ele terá o mesmo prazo para levantar o artigo como se fosse ele a comprar, caso contrário o artigo é devolvido para o comprador e este, além de receber o artigo fica com o dinheiro. Isto já me aconteceu. Comprei umas calças e recebi outras totalmente diferentes. Encontrei em contacto com o vendedor que assumiu o erro e solicitou a devolução, pagando ele os custos de envio. Colei a etiqueta e enviei. Ele não recolheu o artigo e foi-me devolvido novamente. Quando isso acontece, se o reembolso não for emitido de forma automática, devemos entrar em contacto com o apoio ao cliente da Vinted e explicar a situação para que o reembolso seja emitido o mais rápido possível. Desta forma, o comprador, além de receber o dinheiro de volta, recebe também o artigo no mesmo ponto onde o enviou. Este processo de receber de volta o artigo costuma demorar imenso, não é tão rápido quanto uma compra. Pode demorar meses...

Também existe o caso de comprarmos uma camisola ou calças e quando vamos para experimentar ela não servem ou ficam muito largas. A Vinted é um local onde as pessoas colocam os seus artigos à venda, não é uma loja, por isso as devoluções neste caso são diferentes. Quando compramos algo numa loja temos sempre um prazo para devolver caso não sirva ou por outro motivo. Na Vinted se não gostamos do artigo ou não serve podemos falar com o vendedor mas muito dificilmente ele irá suportar os custos de algo que não foi um erro dele. Por isso, vejo duas opções para esta situação: ou o comprador assume o erro e devolve o artigo pagando os custos de envio, ou então coloca o artigo novamente à venda.

Se houver alguma dúvida sobre devoluções que eu consiga ajudar podem deixar nos comentários ou enviar uma mensagem para mim na Vinted!

Tenho outras publicações sobre a Vinted com informações e dicas:

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